Entre os dias 23 e 26 de novembro, alunos do Módulo I do núcleo Valores de Minas apresentam para a comunidade o espetáculo “Abarcar”.

A montagem de encerramento das atividades de 2017 é resultado de um ano inteiro de trabalho e apresentará para o público todas as linguagens trabalhadas pelos estudantes: Artes Visuais, Circo, Dança, Música e Teatro. O espetáculo é gratuito e as senhas são distribuídas uma hora antes do início da apresentação, que está marcada para as 19h30.

O espetáculo apresentará para a comunidade discursos de diferentes regiões da capital mineira. “A montagem vem originalmente de uma pesquisa que os alunos fizeram no início do ano, no qual responderam a pergunta ‘De onde eu venho?’. Nela, eles fizeram um mapa de Belo Horizonte e compartilharam o que tinha na região onde moravam de manifestação artística e política. Em um segundo momento, unimos os estudantes em laboratórios de criação para que pudessem discutir melhor. A parte final consistiu em uma mistura de todos os discursos. O abarcar é a possibilidade de abraçar todos os discursos em um só”, destaca a vice-diretora do Centro Interescolar de Cultura, Arte, Linguagens e Tecnologias (CICALT) e diretora do espetáculo, Letícia Castilho.

O espetáculo apresentará para a comunidade discursos de diferentes regiões da capital mineira. Foto: Jonata Vieira (Valores de Minas)

No trabalho de pesquisa realizado pela estudante Indiane Gregório Ferreira, a questão da mulher negra no século 21 foi a mais presente. “É uma vivência que tenho na minha comunidade. Essa luta diária. Poder mostrar isso por meio da arte é uma forma de expressão maravilhosa”, conta.

Para a estudante, a montagem é um momento importante para mostrar para a comunidade o que foi aprendido durante o ano. “A expectativa está a mil. Trabalhamos muito durante o ano. Tudo que nos aprendemos será exposto por meio do espetáculo. Queremos abarcar todas essas pautas silenciadas”, conclui Indiane Gregório Ferreira.

As apresentações acontecem no PlugMinas, que fica na Rua Santo Agostinho, 1441 – Horto.

A montagem de encerramento das atividades de 2017 é resultado de um ano inteiro de trabalho. Foto: Jonata Vieira.

Valores

O Valores de Minas é um núcleo integrante do Centro Interescolar de Cultura, Arte, Linguagens e Tecnologias (CICALT), no PlugMinas, que oferece aos jovens aulas de arte em cinco linguagens: Artes Visuais, Circo, Dança, Música (Canto, Harmonia e Percussão) e Teatro. Além disso, os estudantes que fazem parte do Núcleo contam também com disciplinas teóricas como Literatura, Filosofia e Linguagens.

O objetivo principal do trabalho desenvolvido pelo Núcleo é possibilitar a formação cidadã e o crescimento pessoal, aliados ao desenvolvimento cultural e artístico de cada jovem, para que eles possam desenvolver seu próprio caminho e transformar positivamente a realidade que os rodeia.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Secretaria de Estado de Educação.

Telefones: (31) 3466-2714 - (31) 3029-7150