O Laboratório e Estúdio de Fotografia pretende ser um espaço colaborativo de experimentação de processos fotográficos analógicos e digitais. Executado pela Associação Imagem Comunitária (AIC) em parceria com o PlugMinas, o laboratório deseja atender demandas de produção fotográfica e democratizar seu acesso a estudantes, professores e colaboradores do PlugMinas, além de coletivos e entidades juvenis. O espaço divide-se em duas salas com metodologias de criação específicas:

• Laboratório de Experimentação Analógica: onde podem ser desenvolvidas experimentações em processos como, por exemplo: revelação de filmes, ampliação de imagens, fotografia pinhole, fotogramas, etc.
  • Estúdio de Fotografia Digital: onde são possíveis experimentações com uso controlado de luz artificial para fotografia de pessoas e objetos.