MAPA DO SÍTIO ACESSIBILIDADE TRANSPARÊNCIA PLUG ESCUTAContraste EscuroCONTRASTE:

Iniciativa é resultado de parceria entre escolas estaduais, PlugMinas e a Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura (AVEC)

 

Uma parceria entre escolas estaduais, PlugMinas e a Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura (AVEC) tem levado conteúdos diferenciados para estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Por meio do Programa de Educação Tecnológica, da Avec, os alunos participam da Liga da Robótica e do Esquadrão Quero-Quero.

Na Escola Estadual Instituto Agronômico, em Belo Horizonte, 19 alunos da Educação Integral e Integrada participam da Liga da Robótica. Na iniciativa, os estudantes aprendem princípios da programação usando uma linguagem chamada Scratch, programa desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) para ensinar crianças a programar, e os kits WeDo da Lego, que são usados para construir e conectar ao computador peças em movimento.

Pedro Kauã Aguiar de Souza e Paulo é aluno do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Instituto Agronômico e participa da iniciativa. “É a primeira vez que tenho contato com a robótica e estou achando muito legal”, conta. Além dos alunos da escola, a ação também é aberta para a comunidade escolar.

Já o Esquadrão Quero-Quero conta com a participação de alunos do Ensino Médio de seis escolas localizadas na região leste de Belo Horizonte: Escola Estadual Caminho a Luz, Escola Estadual Santo Afonso, Escola Estadual João Alphonsus, Escola Estadual Presidente Dutra, Escola Estadual Flávio dos Santos e Escola Estadual Laudieme Vaz de Melo.

Alunos da Escola Estadual Instituto Agronômico participam da Liga da Robótica. Foto: Facebook AVEC
                Alunos da Escola Estadual Instituto Agronômico participam da Liga da Robótica. Foto: Facebook AVEC

 

Os estudantes têm aulas aos sábados e aprenderam a teoria necessária para construir miniplanadores. Nas oficinas, eles utilizam conceitos de Física e Matemática que auxiliam na construção e na operação de um miniplanador. Cada escola é representada por uma equipe e cada equipe é coordenada por um professor da escola em que eles estudam. As oficinas são ministradas por voluntários do Instituto Embraer.

Pedro Luiz Ferreira de Paula é aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual João Alphonsus, em Belo Horizonte. Ele participa do Esquadrão e destaca que decidiu participar da iniciativa devido a afinidade com a área de exatas. “Tudo que fazemos lá é muito interessante. Aprendemos conceito para construção de miniplanadores e vários temas da engenharia aeronáutica. Também tem trabalho prático. Muitas coisas que vemos na sala de aula utilizamos lá. Decidi participar, porque me interesso pela área de exatas e achei uma ótima oportunidade para ter acesso mais amplo ao tema”.

Em 2017, equipe da Escola Estadual João Alphonsus se destacou na culminância das ações do Esquadrão Quero-Quero. Foto: Arquivo da Escola
Em 2017, equipe da EE João Alphonsus se destacou na culminância das ações do Esquadrão Quero-Quero. Foto: Arquivo da Escola

 

Avec

A Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura é uma Organização da Sociedade Civil, fundada em outubro de 2001, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. Sua finalidade social é prestar serviços que promovam a educação, a cultura, a ecologia e a assistência social, por meio de projetos desenvolvidos em parceria com outras instituições ou individualmente.

A Instituição executa parcerias com escolas públicas de Belo Horizonte e do interior, realiza oficinas educativas para alunos do ensino público, promove eventos socioculturais para a comunidade e oferece programas de aperfeiçoamento para educadores.

A presidente da Avec, Carmelita Vidigal, destaca a importância da parceria com a rede estadual. “Para nós é muito importante essa parceria, porque é uma forma de realizar a missão da Avec. Nós trabalhamos há 17 anos com projeto de educação e cultura e acreditamos na melhoria da qualidade da vida das pessoas por meio do conhecimento. É uma convivência que vai além do ensino do conteúdo. Mostra a importância do trabalho em equipe e do diálogo”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social. Secretaria de Estado de Educação.

 

 

Plug Minas - Centro de Formação e Experimentação Digital
Rua Santo Agostinho, 1441 - Horto
CEP 31035-480 - Belo Horizonte
Telefones:

Núcleo de Planejamento e Gestão (31) 3029-7150

 

Temos 57 visitantes e Nenhum membro online