O Núcleo Valores de Minas, através do Centro Interescolar de Cultura, Arte, Linguagens e Tecnologias (CICALT), oferece aulas de arte em cinco áreas: Artes Visuais, Circo, Dança, Música (Canto, Harmonia e Percussão) e Teatro.

O objetivo principal do trabalho desenvolvido pelo Núcleo é possibilitar a formação cidadã e o crescimento pessoal, aliados ao desenvolvimento cultural e artístico de cada jovem, para que eles possam desenvolver seu próprio caminho e transformar positivamente a realidade que os rodeia.

Processo Seletivo Núcleo Valores de Minas

Para ingressar no Núcleo Valores de Minas é necessário participar de um processo seletivo composto por três etapas. Na 1ª etapa, os jovens fazem suas inscrições no site do PlugMinas. Na 2ª etapa, são encaminhados para uma entrevista individual com professores e coordenadores do próprio Núcleo e já precisam evidenciar suas áreas artísticas de interesse. Na 3ª e última etapa, os jovens selecionados na fase anterior participam de aulas experimentais para então confirmar em qual área desejam estudar.

Áreas Artísticas

Artes Visuais: Nessa área, os jovens têm a oportunidade de trabalhar com diferentes linguagens artísticas: pintura, escultura, desenho, fotografia, gravura, figurino, moda, grafite, performance e vídeo-animação.

Circo: No circo, os estudantes adquirem vivências culturais e técnicas da arte circense e praticam atividades como acrobacias, malabarismo e equilibrismo.

Dança: Os jovens aprendem sobre estilos de danças diversas, como o Jazz, Danças Urbanas, Afro, Contemporânea/Popular, Balé Clássico, Danças de Salão e de Rua. Para isso, desenvolvem muitos trabalhos corporais e em grupo.

Música: É dividida em três áreas: Canto, Harmonia e Percussão. Nessas áreas os jovens aprendem sobre teoria e prática da música instrumental e vocal, com aulas sobre os ritmos brasileiros e universais, composição, aquecimentos vocais, canto coral, entre outros.

Teatro: Os jovens desenvolvem conhecimentos sobre criação, pesquisa, leitura, produção e fruição do fazer teatral, através de jogos cênicos, consciência vocal e corporal, exercícios de improvisação, construção de personagens, etc.

Plano Pedagógico

O Cicalt/Núcleo Valores de Minas funciona através de três módulos:

No Módulo I, os jovens têm aulas quatro vezes por semana no primeiro semestre. Na 1ª etapa do ano letivo, fazem aulas na área que escolheram e também nas outras áreas artísticas. Na 2ª etapa, os jovens constroem e participam do espetáculo multidisciplinar e nesse período passam a ter aulas todos os dias e ensaios nos finais de semana. Na 3ª etapa, finalizam o ano letivo fazendo uma avaliação de tudo o que aprenderam.

O Módulo II funciona no turno da noite. Neste módulo, jovens selecionados que já passaram pelo Módulo I participam de atividades de criação artística através de aulas nas cinco modalidades do núcleo e também em disciplinas como edição de som e vídeo, produção cultural, didática de ensino, entre outras. Esses jovens se preparam para multiplicar, em suas comunidades e escolas, o conhecimento que adquiriram no Projeto.

O Módulo III é composto por jovens que já passaram pelos Módulos I e II. Nessa etapa, os jovens podem continuar sua formação através de um grupo artístico multidisciplinar que faz apresentações e participa de cursos externos de capacitação artística e produção cultural, com o objetivo de contribuir para a colocação de cada um deles no mercado de trabalho.

ACESSE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO VALORES DE MINAS/CICALT PARA O ANO DE 2018.