MAPA DO SÍTIO ACESSIBILIDADE TRANSPARÊNCIA PLUG ESCUTAContraste EscuroCONTRASTE:

O Núcleo PlugMix é um espaço voltado para integração, criação colaborativa e construção coletiva de conhecimento. Composto de diferentes estruturas laboratoriais multimídia, o núcleo deseja oferecer aos jovens estudantes dos diversos núcleos do PlugMinas, às escolas e comunidades do entorno, um lugar de troca e convívio, em que seja possível o desenvolvimento autônomo de ações centradas em temas fundantes do Plug: protagonismo, juventudes, cultura, diversidade, autogestão e empreendedorismo.

O espaço, concebido de maneira colaborativa entre estudantes, diretores, professores e coordenadores pedagógicos de todos os núcleos, colocará em movimento ações colaborativas como:

  • Projetos de pesquisas conjuntos entre estudantes e professores de um ou mais núcleos do PlugMinas;
  • Projetos de arte e comunicação formulados por coletivos de estudantes e egressos do PlugMinas para atuarem nos diferentes espaços do PlugMix;
  • Projetos coletivos oriundos de escolas públicas e coletivos da comunidade.

Os projetos poderão ser direcionados aos diferentes espaços que compõem o PlugMix, através de formulários online, e serão analisados por uma comissão composta por estudantes, monitores dos espaços e representantes de todos os Núcleos do PlugMinas: Núcleo de Planejamento e Gestão, Associação Imagem Comunitária, Valores/Cicalt, NCD/Senac, NEJ/Sebrae, UaiTec e Educação Integral. Os critérios para apoio de propostas encontram-se AQUI

                                                       Evento de inauguração do PlugMix - Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

 

Conheça os espaços que fazem parte do PlugMix.

PLUGTECA CAROLINA MARIA DE JESUS

Biblioteca aberta a toda a comunidade, que conta com acervo de 1000 livros de arte, literatura infanto-juvenil, romances brasileiros e internacionais, livros de poemas, entre outros. Além de oferecer o serviço de empréstimo de livros, a biblioteca pretende ser um espaço de promoção de atividades de arte e incentivo à leitura como contações de histórias, saraus de poesias e lançamentos de livros. A biblioteca foi viabilizada por uma parceria entre o PlugMinas, a Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias da RMBH – SABIC, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e a Associação Imagem Comunitária.

Horário de funcionamento da PlugTeca: 

Segundas, quartas e sextas-feiras, de 9h às 17h45;
Terças e quintas, de 8h às 13h.

Para inscrever propostas de uso deste espaço, acesse aqui o formulário

                                                             PlugTeca Carolina Maria de Jesus. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

                                                                                                

GRÁFICA RISOMIX

A RisoMix é um laboratório de artes gráficas que pretende atender demandas de produção de materiais gráficos independentes de estudantes, professores e colaboradores do PlugMinas, além de coletivos e entidades juvenis. Executado pela Associação Imagem Comunitária (AIC) em parceria com o PlugMinas, a proposta do laboratório é ser um espaço colaborativo de experimentação de processos gráficos alternativos e de democratização do acesso à produção e à distribuição gráfica.

Horário de funcionamento da Gráfica RisoMix

Segundas e quartas-feiras, de 8h às 12h;
Terças, quintas e sextas-feiras, de 14h às 18h.

A utilização da Gráfica RisoMix depende do envio de propostas, porém o monitor-responsável encontra-se disponível nos horários informados para o repasse de informações e esclarecimento de dúvidas.

Clique AQUI para acessar o Manual de Atendimento da RisoMix.

Para inscrever seu projeto (leia antes o manual de funcionamento) acesse o formulário.

                                                                                     Gráfica RisoMix - Foto: Guilherme Pereira

 

LABORATÓRIO E ESTÚDIO DE FOTOGRAFIA

O Laboratório e Estúdio de Fotografia pretende ser um espaço colaborativo de experimentação de processos fotográficos analógicos e digitais. Executado pela Associação Imagem Comunitária (AIC) em parceria com o PlugMinas, o laboratório deseja atender demandas de produção fotográfica e democratizar seu acesso a estudantes, professores e colaboradores do PlugMinas, além de coletivos e entidades juvenis. O espaço divide-se em duas salas com metodologias de criação específicas:

  • Laboratório de Experimentação Analógica: onde podem ser desenvolvidas experimentações em processos como, por exemplo: revelação de filmes, ampliação de imagens, fotografia pinhole, fotogramas, etc.
  • Estúdio de Fotografia Digital: onde são possíveis experimentações com uso controlado de luz artificial para fotografia de pessoas e objetos.

Horário de funcionamento:
Segunda a quinta-feira, de 13h às 17h;
Sextas-feiras, de 9h às 13h.

A utilização do Laboratório e Estúdio de Fotografia depende do envio de propostas, porém o monitor-responsável encontra-se disponível nos horários informados para o repasse de informações e esclarecimento de dúvidas.

Clique AQUI para acessar o Manual de Funcionamento do Laboratório e Estúdio de Fotografia.

Para inscrever seu projeto (leia antes o manual de funcionamento), acesse o formulário

                                                                  Estúdio de Fotografia Digital - Foto: Bruno Amarante

 

LAN HOUSE

A Lan House é um espaço multifuncional que pretende ser um ponto de livre acesso à internet (seja para fins de entretenimento, seja para atividades de pesquisa); de estímulo a práticas de aprendizado orientado e colaborativo; e de disponibilização de pequenos serviços de utilidade para estudantes e comunidade, como impressão e pagamento de contas, transferência de conteúdos de gadgets para mídias de armazenamento, etc.

Horário de funcionamento:

Segundas, terças e quartas-feiras, de 13h às 17h;
Quintas-feiras, de 9h às 13h.

Para inscrever propostas de uso deste espaço, acesse o formulário

                                                                                Lan House - Foto: Inês Quiroga

 

ESTÚDIO DE ÁUDIO

O Estúdio de Áudio é um espaço colaborativo de experimentação de processos sonoros e de democratização do acesso à produção em áudio, tais como peças radiofônicas, podcasts, composições musicais, etc. A proposta do estúdio vai ao encontro de demandas de produção de materiais sonoros para rádio-escolas da rede pública de ensino e projetos independentes de estudantes, professores e colaboradores do PlugMinas, além de coletivos e entidades juvenis.

Informações sobre os horários e funcionamento deste espaço estarão disponíveis em breve. 

 

 

Plug Minas - Centro de Formação e Experimentação Digital
Rua Santo Agostinho, 1441 - Horto
CEP 31035-480 - Belo Horizonte
Telefones:

Núcleo de Planejamento e Gestão (31) 3029-7150

 

Temos 174 visitantes e Nenhum membro online