Caminhos do Futuro


 

O Núcleo Caminhos do Futuro fica logo na entrada do PlugMinas e vai além das catracas e da bancada de informações. O Núcleo é um espaço de exposição para tudo que acontece e é produzido dentro do Centro e também para iniciativas que dialogam com essas atividades, contribuindo para o processo de aprendizagem do jovem e ainda recebendo a comunidade. Gerido pelo Instituto Cultural Sérgio Magnani - ICSM, o Caminhos do Futuro foi inaugurado em 27 de abril de 2010 e desde o seu primeiro ano de funcionamento recebe, por mês, uma média de 600 visitantes.

Muitos projetos especiais do PlugMinas já foram realizados ou acontecem com frequência no Núcleo. Entre eles, o CinePlug merece destaque. A cada quinze dias o projeto recebe estudantes, convidados e a comunidade em geral para uma sessão de cinema com filmes e formatos variados e que conta sempre com o comentário de um profissional que bate papo com quem estiver participando. Tudo de graça e, claro, com muita pipoca. 

Uma galeria de arte também faz parte do Núcleo Caminhos do Futuro. A ideia é colaborar com a formação dos jovens por meio de mostras, encontros e apresentações que acrescentam o conteúdo visto em sala de aula e também abrir espaço para o talento dos estudantes do PlugMinas mostrando o que é produzido nos cursos e atividades. Desde a sua inauguração, mais de dez exposições entraram em cartaz na galeria e receberam uma média de 860 visitantes que conheceram trabalhos que vão desde fotografias, passando pelas Artes Plásticas e pelo Graffiti, até marionetes e artefatos produzidos pelos próprios jovens do PlugMinas, entre vários outros temas.

Veja aqui os trabalhos que já passaram pela galeria.

  • Maratona Fotográfica – Um olhar sobre a região leste - Exposição realizada por sete fotógrafos convidados.
  • Encontro Marcado com Fernando Sabino – Mostra produzida em conjunto com os Núcleos Valores de Minas e Oi Kabum! e a Escola Estadual Assis Chateaubriand.
  • Cidade Hip Hop – Retrata a relação do grafite com a cidade.
  • Mostra Udigrudi Mundial de Animação – Mostra de curtas e longas metragens de animação.
  • 4 Miradas – Mostrou a vivência de um intenso processo de criação coletiva experimental dos jovens da turma de fotografia do Núcleo Oi Kabum!.
  •  A Jornada de um Artista – Trabalhos de Artes Plásticas do Núcleo Valores de Minas.
  •  I Mostra de Artefatos – Trabalhos realizados pelos jovens do projeto ao longo de 2010.
  • Implosões – Trabalhos realizados pela estudante Sara Silva Ribeiro, do Núcleo Oi Kabum!.
  • Mesa de Trabalho – Trabalhos de conclusão da primeira turma formada pelo Núcleo Oi Kabum!. Mais de cinquenta obras serão expostas simultaneamente na galeria do Núcleo Caminhos do Futuro e no espaço Mari’Stella Tristão, do Palácio das Artes.
  • PIGMALIÃOesculturaquemexe - Em Construção: Mostra a trajetória do grupo PIGMALIÃOesculturaquemexe através de marionetes, máscaras, cenários e outras peças que ilustram o processo criativo da equipe de artistas.
  • Mitos Contemporâneos – Dezesseis telas foram escolhidas para fazerem parte da exposição que usa a imagem de mitos criados a milhares de anos em um novo contexto para passar mensagens que falam sobre a visão e os sentimentos do artista plástico Leo Brizola.
  • Réquiem  – Partituras criadas a partir de desenhos de cercas e portões ficaram dispostas em cavaletes e na data da abertura da exposição foram interpretadas por músicos convidados.
  • As canções que você fez para mim – Obras e instalações criadas por estudantes da turma de Artes Visuais do Núcleo Valores de Minas. Um recorte interessante e bem humorado da história da música popular brasileira e um mergulho no universo do Kitsch.
  • II Mostra de Artefatos – Reúne projetos e processos de trabalhos criados pelos estudantes do Plug Minas durante o ano de 2011 e propõe interatividade com o visitante por meio de visitas guiadas.
  • Divertido e Colorido Horizonte - Registro fotográfico do carnaval de rua de Belo Horizonte do ano de 2012 feito pelos coletivos NITRO Imagens, UaiPhone e Casa Fora do Eixo Minas. 
  • Memórias do Meu Lugar - Uma delicada seleção de recordações que contam a história da região do entorno do Plug Minas por meio de objetos, maquete, mapa sensorial e diversas releituras de imagens.
  • A PONTE - Obras, instalações e intervenções que são resultado de ações artísticas desenvolvidas pelos Multiplicadores do Núcleo Valores de Minas em espaços e comunidades.
  • Oficina de Sensibilização Teatral: Jogos e os Sentidos em Cena - Mostra da Oficina - Projeto, de caráter educacional, selecionado pelo Edital Externo de Ocupação da galeria do Núcleo Caminhos do Futuro/2012.
  • Ser/Estar 17º Degrau – Exposição criada por Íris Pongeluppi de Almeida e Maísa Isabelle, ex-alunas do Núcleo Oi Kabum!, e selecionada pelo Edital Externo de Ocupação da galeria do Núcleo Caminhos do Futuro/2012. 
  • Este Lado Para Cima – Exposição criada por estudantes de Artes Visuais do Núcleo Valores de Minas. Inspirada na obra Alice no País das Maravilhas, formada por obras e instalações construídas em papelão. 
  • Inter(ativos) - III Mostra de Artefatos Plug Minas – Reúne projetos, instalações e processos de trabalhos criados pelos estudantes do Plug Minas durante o ano de 2012. 

 

Tem alguma dúvida, sugestão ou elogio? Envie sua questão através do Plug Escuta e aproveite esse canal de comunicação com o Plug Minas!