O que é


 

O PlugMinas – Centro de Formação e Experimentação Digital é um projeto do Governo de Minas Gerais dedicado à juventude. Inaugurado em junho de 2009, por aqui jovens de 14 a 24 anos que estudam ou então se formaram na rede pública de ensino de Minas Gerais e que moram em BH ou Região Metropolitana, participam de atividades nas áreas do empreendedorismo, moda, novas tecnologias, artes e idiomas. A ideia do projeto é ajudar o jovem a construir um caminho colocando em prática o seu direito à educação e à participação.

A estrutura do PlugMinas é dividida em núcleos diferentes que ocupam o mesmo espaço. Atualmente, sete núcleos estão em funcionamento e todos contam com a parceria de empresas privadas e instituições da sociedade civil para desenvolverem suas atividades.

Criação

O PlugMinas foi criado pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, e a gestão do projeto é feita pela OSCIP Instituto Cultural Sérgio Magnani. Na sua concepção, o projeto contou também com a colaboração de Silvio Meira, Ivan Moura Campos e Juarez Dayrell, e com a experiência de projetos para a juventude, como o Instituto Criar de TV e Cinema, por meio de Danielle Fiabane, Oi Kabum! – Escola de Arte e Tecnologia, representada por Maria Arlete Gonçalves, e Spectaculu – Escola Fábrica de Espetáculos, de Gringo Cardia. Além disso, antes de sair do papel, o PlugMinas teve a oportunidade de contar com Eleonora Santa Rosa, Prof. Antônio Carlos Gomes da Costa (Em Memória), Prof. Dr. Cláudio Beato - CRISP UFMG, Prof. Maurício Campomori - Diretor de Ação Cultural da UFMG, Anna Penido -UNICEF, entre outros nomes importantes.

Desde 2014, o PlugMinas está sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação. 

Protagonismo

Levando em consideração as possibilidades que o PlugMinas oferece para os jovens transformarem sua realidade, o Governo do Estado de Minas Gerais escolheu o projeto para fazer parte da área de resultados Protagonismo Juvenil. Isso significa que o PlugMinas é um dos projetos estratégicos do Governo, com acompanhamento constante e metas que devem sempre ser cumpridas.


 

Tem alguma dúvida, sugestão ou elogio? Envie sua questão através do Plug Escuta e aproveite esse canal de comunicação com o Plug Minas!