Valores de Minas


 

HISTÓRIA

O programa Valores de Minas foi criado em 2005 pelo Governo de Minas em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social - Servas e funcionava na Avenida dos Andradas, 767, no Centro de Belo Horizonte. A partir de 2009, passou a integrar o PlugMinas, onde todo o espaço do Núcleo foi estruturado para a realização de suas atividades artísticas e culturais.

NÚCLEO VALORES DE MINAS

O Valores de Minas é um Núcleo integrante do PlugMinas que oferece aos jovens aulas de arte em cinco linguagens: Artes Visuais, Circo, Dança, Música (Canto, Harmonia e Percussão) e Teatro. Além disso, os estudantes que fazem parte do Núcleo contam também com disciplinas teóricas como Literatura, Filosofia e Linguagens.

O objetivo principal do trabalho desenvolvido pelo Núcleo é possibilitar a formação cidadã e o crescimento pessoal, aliados ao desenvolvimento cultural e artístico de cada jovem, para que eles possam desenvolver seu próprio caminho e transformar positivamente a realidade que os rodeia.

PROCESSO SELETIVO

Para participar do Núcleo Valores de Minas é preciso antes passar por um processo seletivo composto por três etapas. Na 1ª etapa, os jovens fazem suas inscrições no site do PlugMinas. Depois são encaminhados para uma entrevista individual com professores e coordenadores do próprio Núcleo e já precisam evidenciar suas áreas artísticas de interesse. Na 3ª e última etapa, os jovens selecionados na fase anterior participam de aulas experimentais nas áreas e aí sim irão confirmar qual delas desejam estudar.

AS ÁREAS ARTÍSTICAS

Artes Visuais: Nessa área os jovens têm a oportunidade de trabalhar com diferentes linguagens artísticas: pintura, escultura, desenho, fotografia, gravura, figurino, moda, grafite, performance e vídeo-animação.

Circo: Já no circo, os estudantes adquirem vivências culturais e técnicas da arte circense e praticam atividades como acrobacias, malabarismo e equilibrismo.

Dança: Os jovens aprendem sobre estilos de danças diversas, como o Jazz, Danças Urbanas, Afro, Contemporânea/Popular, Balé Clássico, Danças de Salão e de Rua. Para isso, desenvolvem muitos trabalhos corporais e em grupo.

Música: É dividida em três áreas: Canto, Harmonia e Percussão.  Nessas áreas os jovens aprendem sobre teoria e prática da música instrumental e vocal, com aulas sobre os ritmos brasileiros e universais, composição, aquecimentos vocais, canto coral, entre outros.

Teatro: Os jovens desenvolvem conhecimentos sobre criação, pesquisa, leitura, produção e fruição do fazer teatral, através de jogos cênicos, consciência vocal e corporal, exercícios de improvisação, construção de personagens, etc.

PLANO PEDAGÓGICO

O Valores de Minas funciona através de três módulos:

No Módulo I, os jovens fazem aulas quatro vezes por semana no primeiro semestre. Na 1ª etapa do ano letivo, fazem aulas na área que escolheram e também nas outras áreas artísticas. Na 2ª etapa, os jovens constroem e participam do espetáculo multidisciplinar e nesse período passam a ter aulas todos os dias e ensaios nos finais de semana. Na 3ª etapa finalizam o ano letivo fazendo uma avaliação de tudo o que aprenderam.

Público Atendido: 500 jovens/Ano

Duração do curso: 10 meses

Dias: Terça a quinta-feira

Horário: 8h às 11h30 (manhã) /13h40 às 17h20 (tarde)

O Módulo II, chamado de Multiplicadores de Arte e Cultura, funciona no turno da noite. Neste módulo 70 jovens selecionados, que já passaram pelo Módulo I, participam de atividades de criação artística, através de aulas nas cinco modalidades do núcleo e também em disciplinas como edição de som e vídeo, produção cultural, didática de ensino, entre outras. Esses jovens se preparam para multiplicar o conhecimento que adquiriram aqui em suas comunidades e escolas.

Público Atendido: 70 jovens/Ano

Duração do curso: 10 meses

Dias: Segunda a sexta-feira (18h20 às 20h50 ) 

O Módulo III é composto por jovens que já passaram pelo Módulo I e II. Nesse módulo os jovens podem continuar sua formação através de um grupo artístico multidisciplinar que faz apresentações e participa de cursos externos de capacitação artística e produção cultural com o objetivo de contribuir para a colocação de cada um deles no mercado de trabalho.

Duração do curso: 10 meses

Dias: 

Horário: 

ESPETÁCULOS

 


 

Tem alguma dúvida, sugestão ou elogio? Envie sua questão através do Plug Escuta e aproveite esse canal de comunicação com o Plug Minas!