Plug Escuta



O PlugMinas acredita na importância do diálogo para construir sua história contando sempre com a colaboração e a participação de todos que torcem pelo projeto. Por isso, colocamos à sua disposição o

PlugEscuta para você tirar dúvidas, enviar uma sugestão, fazer um elogio ou uma crítica ao PlugMinas. Basta você mandar uma mensagem para a gente e esperar pelo retorno, que não vai demorar! Mas antes de enviar sua questão, clique na opção Veja Mais e confira se ela já não está respondida no Blog.

Veja outras perguntas já respondidas pelo PlugMinas

Onde eu faço minha inscrição para os cursos do PlugMinas?

As inscrições para o Processo Seletivo PlugMinas são online.
O formulário de inscrição, bem como o edital, estão disponíveis no site do PlugMinas.

Quando abrirá novas vagas para estudar no PlugMinas?

O Processo Seletivo PlugMinas é contínuo. Fique sempre atento ao nosso site, curta nossa página no Facebook ou siga nosso perfil no Twitter para ter acesso às informações.

Tem algum núcleo que eu consiga fazer somente aos sábados?

Não. Todos os núcleos do PlugMinas têm aulas em dias de semana e eventualmente aos sábados. 

  • Como faço para trabalhar no PlugMinas?

Para ter acesso às vagas de emprego do Instituto Cultural Sérgio Magnani, que é o gestor do PlugMinas, acesse o site http://www.icsm.org.br/.
 E, para ter acesso às vagas de emprego dos Núcleos do PlugMinas é necessário entrar em contato direto com as entidades executoras de cada núcleo.

  • Estudo em colégio da rede privada e possuo bolsa integral, posso estudar no PlugMinas?

Não. O PlugMinas é dedicado a alunos da rede pública (Municipal, Estadual e Federal) de ensino. 

  • Gostaria de trocar minha inscrição, é possível?

Não. Conforme edital do Processo Seletivo, “o candidato só poderá apresentar uma única inscrição no processo seletivo do PlugMinas, sendo considerada, para todos os efeitos, somente a primeira”. 

  • O PlugMinas é gratuito?

Sim. O PlugMinas é um projeto do Governo do Estado de Minas Gerais, e por essa razão é totalmente gratuito.

  • O PlugMinas é um programa de aprendizagem para menores de idade?

Não. O PlugMinas é um projeto do Governo do Estado de Minas Gerais que oferece cursos gratuitos para jovens com idade entre 14 e 24 anos, que estejam estudando ou já tenham se formado na rede pública de ensino de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

  • O PlugMinas dá vale transporte?

Se for comprovada, através da apresentação do comprovante de endereço, que o jovem precisa de utilizar o transporte público para chegar até o PlugMinas, ele receberá um cartão de vale transporte, a título de comodato, que deverá ser devolvido ao final do curso ou no momento do desligamento do aluno.

  • O PlugMinas encaminha para emprego?

Não. O PlugMinas oferece cursos de formação para jovens com idade entre 14 e 24 anos. Pode ser que, ao longo do curso, surjam vagas relacionadas à área em que você esteja estudando, mas o PlugMinas não possui uma central de estágio ou de emprego.

  • O PlugMinas paga bolsa de estudos?

Não. O PlugMinas disponibiliza os seguintes benefícios: Alimentação, Uniforme, Material Didático, Seguro de vida e Vale transporte (quando necessário).

  • Por que o PlugMinas só atende jovens de 14 a 24 anos?

O PlugMinas é um projeto, voltado para juventude, concebido pela Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais. O recorte do PlugMinas se restringe à jovens de 14 a 24 anos, pois o objetivo do projeto é contribuir para a formação do jovem que está estudando (ensino fundamental ou médio) ou que se formou recentemente.  Existem outros projetos dedicados a outras faixas etárias.