Estudantes de escolas estaduais participam de projeto que ensina a construir miniplanadores


Publicado 1 semana(s) atrás por TI
em 05/12/2017
Alunos do Ensino Médio de quatro escolas da rede estadual de ensino concluíram no último sábado (01/12) a participação no projeto “Esquadrão Quero-Quero", iniciativa desenvolvida pela Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura (AVEC) em parceria com o PlugMinas e o Instituto Embraer. A iniciativa ofereceu aos alunos a oportunidade de aplicar na prática conceitos básicos de Física e Matemática.

Ação contou com a participação de alunos da E.E. Presidente Dutra, E.E. Caminho a Luz, E.E. Santo Afonso e  da E.E. João Alphonsus. Foto: Divulgação AVECAção contou com a participação de alunos da E.E. Presidente Dutra, E.E. Caminho a Luz, E.E. Santo Afonso e da E.E. João Alphonsus. Foto: Divulgação AVEC
 
Desde o mês de agosto deste ano, os alunos têm aulas aos sábados e aprenderam a teoria necessária para construir miniplanadores. As aulas foram realizadas por voluntários do Instituto Embraer. O resultado de todo o trabalho foi visto no último sábado, como explica a vice-presidente da AVEC, Carmelita Elias Vidigal. “Depois das aulas teóricas, os alunos construíram os miniplanadores e participaram de uma competição. Foram cinco equipes e na competição foram considerados o tempo e a distância percorrida pelo planador”, conta.
 
A equipe vencedora da competição foi a formada por alunos da Escola Estadual João Alphonsus. O estudante do 2º ano do Ensino Médio, João Pedro Oliveira Souza, é um dos vencedores e conta como foi a experiência. “Foi tudo muito bacana. Nas aulas teóricas aprendemos tudo que era preciso para montar o planador e no momento da competição colocamos tudo em prática, porque o planador caia e tínhamos que fazer pequenos reparos. Nós vencemos por causa do tempo”, afirmou. Os alunos e o professor orientador receberam um drone cada.
 
Programa de educação tecnológica
 
A ação faz parte do Programa Parceria Social, criado pelo Instituto Embraer de Educação e Pesquisa para apoiar projetos que desenvolvem iniciativas inovadoras em educação. O Programa se apoia na parceria com organizações sociais e empregados voluntários Embraer.
 
Equipe composta por alunos da Escola Estadual João Alphonsus conquistou o primeiro lugar da competição. Foto: Arquivo da Escola
Equipe composta por alunos da Escola Estadual João Alphonsus conquistou o primeiro lugar da competição. Foto: Arquivo da Escola
Desde o mês de agosto deste ano, os alunos têm aulas aos sábados e aprenderam a teoria necessária para construir miniplanadores. As aulas foram realizadas por voluntários do Instituto Embraer. O resultado de todo o trabalho foi visto no último sábado, como explica a vice-presidente da AVEC, Carmelita Elias Vidigal. “Depois das aulas teóricas, os alunos construíram os miniplanadores e participaram de uma competição. Foram cinco equipes e na competição foram considerados o tempo e a distância percorrida pelo planador”, conta.
 
A equipe vencedora da competição foi a formada por alunos da Escola Estadual João Alphonsus. O estudante do 2º ano do Ensino Médio, João Pedro Oliveira Souza, é um dos vencedores e conta como foi a experiência. “Foi tudo muito bacana. Nas aulas teóricas aprendemos tudo que era preciso para montar o planador e no momento da competição colocamos tudo em prática, porque o planador caia e tínhamos que fazer pequenos reparos. Nós vencemos por causa do tempo”, afirmou. Os alunos e o professor orientador receberam um drone cada.
 
Programa de educação tecnológica
 
A ação faz parte do Programa Parceria Social, criado pelo Instituto Embraer de Educação e Pesquisa para apoiar projetos que desenvolvem iniciativas inovadoras em educação. O Programa se apoia na parceria com organizações sociais e empregados voluntários Embraer.
 
Equipe composta por alunos da Escola Estadual João Alphonsus conquistou o primeiro lugar da competição. Foto: Arquivo da Escola
O projeto desenvolvido pela Avec em 2017 é o Programa de Educação Tecnológica que funcionou no Plugminas e teve o objetivo de ampliar a oferta de atividades de conteúdo científico e tecnológico a crianças e jovens de escolas públicas de Belo Horizonte e buscar a sustentabilidade dessas ações.
Esse Programa tem duas vertentes. A primeira é ampliar a Liga da Robótica e contou com a participação de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Instituto Agronômico. Já a segunda foi o Esquadrão Quero-Quero.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Secretaria de Estado de Educação.
 

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